30.1.14

Relato de Vivian Mendes, sobre a violência policial do dia 25 de janeiro

A companheira Vivian Mendes e dirigente do Movimento de Mulheres Olga Benário e estava dentre os detidos na manifestação contra a Copa da Fifa, em São Paulo, dia 25 de janeiro.

Abaixo reproduzimos seu relato:


Gente, eu estava na manifestação de ontem, cuja bandeira era (e continuará sendo) "Se não tiver direitos, NÃO vai ter copa" e fui uma das 128 pessoas que se abrigaram do cerco policial no Hotel Linson, na Rua Augusta, e foram detidas e vou partilhar, com quem quiser saber e tiver paciência de ler, o que aconteceu e porque lutamos.

Antes dos motivos, os fatos...

O vídeo do link da matéria da folha (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/01/1403137-pm-encurrala-manifestantes-em-hotel-durante-protesto-contra-a-copa-veja.shtml ) mostra o momento no qual a polícia invade o Hotel, que eles atiraram DENTRO do local contra pessoas que sequer podiam resistir, só tentavam se proteger.

O que o vídeo não mostra é que manifestantes e transeuntes estavam na R. Augusta, foram encurralados pela polícia e se abrigaram no Hotel para escapar das balas de borracha e do gás atirados à revelia, sem alvo definido, sobre as pessoas aglomeradas.

Não mostra também que, infelizmente, uma das pessoas que grita sem parar "calma" aproximadamente aos 20 segundos do vídeo sou eu, que tentava inutilmente impedir que a polícia continuasse a surrar um jovem, de nome Vinícius (infelizmente não sei o sobrenome), que havia tentado impedir o avanço da polícia com as próprias mãos (atitude desesperada e absolutamente ingênua) e do qual eles queriam se vingar. Confesso que foi a pior sensação de impotência que já senti vendo o jovem no chão, sem qualquer possibilidade de resistência, e 2 policiais chutando seu rosto já totalmente desfigurado e ensanguentado. Depois do ataque e dos policiais terem jogados todos no chão, o rapaz, que certamente teve o nariz quebrado, cuspia sangue e os dentes que iam se soltando de sua boca para não se asfixiar. Ficou ali, sem atendimento, por mais de 1 hora, não sei ao certo por quanto tempo, porque fomos obrigados a desligar os celulares e retirar as baterias para impedir qualquer registro e acabei ficando sem orientação sobre o tempo.

O vídeo não mostra também os policiais ameaçando que "se você não ficarem quietos vamos fazer com vocês igual fazemos com as pessoas na quebrada", ou "deita vagabunda, não quero te ver sentada feito uma puta" para uma menina que mal conseguia se mover de pânico.

Não mostra também que os policiais pediram pra o responsável do Hotel que mostrasse onde ficavam armazenadas as imagens captadas pelas câmeras internas, que eram muitas, e certamente filmaram os momentos antes da invasão da polícia, quando os abrigados (manifestantes e outras pessoas) se organizavam dizendo que não iam quebrar nada, que estavam ali para se refugiar, certamente registraram também a surra que Vinícius levou e as humilhações que todos passamos ali. Pra quê será?

A imprensa tem lado e ele não é o nosso, por isso ela vai mostrar o fusca que pegava fogo, mas não vai dizer que o dono do carro tentou passar por cima de um colchão em chamas na rua e ele enganchou no piso do carro, que era muito baixo, e que os manifestantes e alguns fotógrafos tentaram livrá-lo, mas não foi possível, e só conseguiram tirar as pessoas que estavam dentro do veículo... não, isso eles não vão mostrar. Veja o fato real no link (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=562864607136529&set=a.333748406714818.76425.185811608175166&type=1&theater)

Não vai mostrar também que centenas de pessoas tentavam impedir nossa prisão do lado de fora do Hotel e algumas foram também detidas por isso.

Também não mostrará a imensurável ajuda dos Advogados Ativistas (https://www.facebook.com/AdvogadosAtivistas?fref=ts) que deram todo o apoio jurídico aos detidos e do único parlamentar presente, Adriano Diogo, presidente das Comissões de Direitos Humanos e da Verdade da Assembleia Legislativa de SP, que permaneceu na delegacia até a libertação do último detido, já no meio da madrugada.

Agora, porque lutamos...

Primeiro porque essa copa não é do mundo, não é do povo, é da FIFA. É ela quem dá as regras, é ela quem lucra, é ela quem pressiona e garante que haja um estado de exceção no período da copa para que ninguém tenha a liberdade de se manifestar, pacificamente ou não. Se você defende a democracia, você não pode defender ESSA copa.

Tem gente por aí dizendo que lutar contra a copa é coisa da direita, que argumenta dizendo "que os países que recebem uma Copa tornam-se, por um ano, os maiores entusiastas do evento". Eu gostaria muito de saber a opinião de quem importa, do POVO sul-africano, sobre isso. A opinião dos estadistas de um dos países mais desiguais do mundo - como o Brasil, diga-se de passagem - não me interessa. Se você defende os interesses do povo e a justiça social, você não pode defender ESSA copa.

Mais, tem gente dizendo que os gastos são bons, não são só em estádios mas em infraestrutura etc e tal, e que somos desinformados. Não se pode falar em cifras sem explicar COMO o dinheiro está sendo gasto. Os aeroportos, por exemplo, e os próprios estádios foram privatizados! Dinheiro público gasto para desenvolver estrutura que vai beneficiar o capital privado! O milagre econômico na época da ditadura também aumentou o PIB do país, mas entregou nossa riqueza para o capital estrangeiro e nós nunca defendemos isso! Se você acredita que o investimento tem que servir aos interesses do POVO BRASILEIRO, você não pode defender ESSA copa.

Gastos com o que eles chamam de "segurança pública" eu nem comento. Com a lei geral da copa que criminaliza ainda mais os movimentos sociais e a criação do primeiro batalhão da PM com função antiterrorista do Alckmin, já sabemos em quê serão investidos tantos bilhões. Se você acha que segurança pública NÃO é sinônimo de mais bala de borracha, violação de direitos, você não pode defender ESSA copa.

Ah, dizem também que foram criados 24 mil empregos com as obras do estádio, mas não falam que são empregos super precarizados, com absurdo assédio moral (temos um companheiro que trabalhou meses nas obras do Itaquerão e tenho provas do que digo), com salários baixíssimos e um ritmo de trabalho acelerado que MATOU pelo menos 5 operários até agora. Se você defende melhores condições de vida para os trabalhadores, você não pode defender ESSA copa.

Por isso lutamos! Lutamos porque a direita é oportunista e defende qualquer coisa que a interesse política e economicamente, e pode até falar mal da copa por isso. Mas nós comunistas, militantes de esquerda, ativistas ou simplesmente cidadãos que não querem injustiças não podemos nos calar diante dos absurdos que já acontecem e acontecerão na copa da Fifa.

Eu adoro futebol, amo o meu país e meu povo e quero uma Copa que seja, de fato, do Mundo e não dessa m... de Fifa.

Em momentos de polarização da luta a trincheira só tem 2 lados. É preciso escolher o seu!

Ah, e para registrar, a imprensa também não vai mostrar que, apesar da intimidação, da violência desmedida e tudo o mais que não dá pra descrever, o comportamento dos militantes foi exemplar! Comigo estavam jovens, alguns menores de idade, operários, professores, mulheres, que tinham em comum o fato de serem pobres e comunistas... e tenho muito orgulho de militar ao lado dessas pessoas que enchem minha vida sentido!

Ousar lutar, ousar vencer!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário